Hábitos do futuro: 5 características que provam o impacto da tecnologia no dia a dia 

O impacto da tecnologia no dia a dia, como ela influencia em nossas vidas

13
tecnologia no dia a dia
tecnologia no dia a dia

Desde o início do século XX, a tecnologia tem se desenvolvido em uma velocidade exponencial, promovendo melhorias e novidades em todas as áreas da sociedade. 

No entanto, essas inovações podem ser muito úteis, mas também prejudiciais se não aplicadas adequadamente no cotidiano.

Assim, compreender os impactos que a tecnologia provoca nas nossas rotinas é fundamental para manter uma vida mais equilibrada, tendo a certeza de que essas ferramentas estão sendo utilizadas para proporcionar benefícios às atividades e bem-estar.

Apesar disso, muitas pessoas ainda acreditam que a hiperconectividade e a digitalização das tarefas não interferem significativamente em seus hábitos. 

Nestes casos, é preciso estar ainda mais atento para entender como esse desenvolvimento tecnológico pode estar impactando seu dia a dia e como tornar essas influências cada vez mais bem aproveitadas.

Impactos da tecnologia nas rotinas diárias

Poucas pessoas se lembram dos tempos em que a tecnologia não estava presente na maioria das tarefas do cotidiano. Além disso, as novas gerações surgem frente a cenários cada vez mais tecnológicos e conectados.

Seja em um atendimento médico, na forma de obter informações, nas atividades culinárias ou até como auxílio na higienização, atualmente as práticas são otimizadas e facilitadas.

Nos dias atuais, a virtualização das tarefas diárias se provou útil em diversos aspectos, para muito além do uso industrial. 

Com o desenvolvimento da tecnologia smart, que pode ser aplicada em celulares, relógios, geladeiras e até em carros, o público geral pode acessá-la com maior facilidade.

Isso faz com que o acesso à internet e ao ambiente digital sejam tão rotineiros que, às vezes, até esquecemos que o estamos utilizando. E isso pode ter efeitos diversos na rotina, conforme veremos nos tópicos a seguir:

  • Ambiente doméstico

Desde sistemas automáticos para o controle da iluminação, ar condicionado, sons e imagens da televisão. A tecnologia doméstica pode facilitar a vida e tornar alguns hábitos mais fáceis podendo criar até maus costumes que podem atrapalhar tarefas essenciais.

Exemplo disso é o uso da internet como forma de entretenimento e meio para o relaxamento, mas que pode acabar influenciando negativamente no sono e atividades de trabalho.

O uso de celulares, tablets e televisão nos quartos podem atrapalhar o tempo dormido e a qualidade do descanso, bem como alterar a concentração necessária nos demais afazeres.

  • Celular

Cada vez mais os telefones celulares têm sido menos utilizados para a realização de ligações e mais para o desenvolvimento de diversas tarefas do dia, como pagar contas, calcular a quantidade de exercício físico, mandar mensagens e até fazer a compra do mês.

Esse dispositivo tem estado cada vez mais intrínseco no cotidiano das pessoas e tem criado até certa dependência para a realização de qualquer atividade.

Por isso, o controle de tempo gasto com os telefones é essencial para o equilíbrio e o bem-estar.

  • Internet

A internet é a principal responsável pela adaptação de todas as tecnologias, para o ambiente doméstico e pessoal. 

Por meio dela, podemos transferir informações entre dispositivos e dividir notícias em tempo real, com o mundo inteiro.

Ela facilita o entretenimento, as atividades de trabalho, os cuidados e controle com a saúde e até viabiliza a realização de tarefas, até então conhecidas como exclusivamente analógicas, como a leitura por meio de dispositivos tipo o E-reader.

  • Meio de transporte

Agora, por meio de poucos cliques, é possível solicitar um meio de transporte que chegará até você em questão de minutos. 

Além disso, é possível comprar passagens de transporte público, fazer check-in de voos, acompanhar itinerários e calcular com precisão o tempo necessário para chegar até um compromisso.

Isso facilita muito a vida de toda a população, promovendo a otimização e melhor gerenciamento de tempo, mas também pode criar a necessidade constante por esses aparelhos devido a dependência criada.

  • Comunicação

Por meio de aplicativos de troca de mensagens, a comunicação se tornou muito facilitada por todos, independentemente da distância ou da finalidade da interação. 

Com elas, é possível conversar, de forma barata, com amigos e família que estejam distantes ou até marcar e realizar consultas médicas, atividades de trabalho, etc.

Os aplicativos de comunicação também são ótimas formas de fazer reuniões, aprender novas línguas e fazer cursos ao vivo, sem precisar sair de casa, facilitando a rotina e reduzindo o tempo gasto em transportes, por exemplo.

Como as ferramentas tecnológicas têm revolucionado o mercado de trabalho

As empresas também são impactadas pela tecnologia e a utilizam para fazer os negócios crescerem e se tornarem mais produtivos e rentáveis, como por meio do uso de softwares de gerenciamento de relação com o cliente (CRM) ou os sistemas de gestão integrado (ERP) – que podem contribuir até na organização da rotina em diferentes ambientes.

Afinal, essas ferramentas ajudam na:

  • Organização empresarial;
  • Permitem a realização de previsões mais acertadas;
  • Melhoram as relações com o cliente;
  • Identificam quem são os funcionários mais valiosos para a empresa;
  • Melhora as vendas e o lucro de toda a empresa.

Além disso, a integração de ferramentas de CRM tecnologia nas organizações também afeta o processo de compra e melhora a experiência que o próprio cliente terá, tornando mais fácil as compras de roupas, alimentos ou demais necessidades por meios digitais.

Mais ainda, outras tecnologias, como a agenda online, o prontuário digital, as salas de reunião à distância e as tele consultas.

Ou seja são responsáveis por uma revolução nas formas de desempenhar as atividades profissionais nas mais diversas áreas, tornando as rotinas mais ágeis e produtivas, de modo geral.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Leia Mais: