Aprenda como assistir TV pelo celular em qualquer lugar

80
Tv no celular, iptv no celular, tv globo no celular
Tv no celular

Os últimos anos provaram que a indústria do entretenimento é fundamental para nosso cotidiano: poder aliviar a tensão assistindo um programa de televisão é uma das melhores formas de usar o tempo livre para relaxar e se entreter, em especial durante a quarentena.

O problema é que nem sempre estamos na sala de casa na frente da televisão para assistir nosso programa favorito, e mesmo quando isso seria possível, pode ser que nosso espaço já esteja ocupado por um parceiro(a), colega de quarto, ou filho, impedindo o uso da TV.

Não seria conveniente assistir à televisão em qualquer lugar, usando o smartphone que já carregamos no bolso? Atualmente, isso é possível de forma prática e segura, e não dependemos mais de aparelhos mais caros que ofereçam sinal de TV embutido ou antenas. Quer aprender os métodos definitivos para assistir TV no smartphone? Confira nosso guia.

TV Globo no celular

A principal emissora de televisão do país é sem dúvidas a Rede Globo e seus canais afiliados, produzindo uma grande variedade de programas, séries e retransmissões dedicadas a todo tipo de gosto. Com o serviço de streaming da emissora, o Globo Play, é possível assistir à TV Globo ao vivo gratuitamente, incluindo eventos de futebol e realities como o Big Brother Brasil.

Para assistir conteúdo sob demanda, como episódios gravados e reprises, é necessário realizar a assinatura do app, e para assistir programas fora do Brasil ou em conexões públicas, é preciso usar uma VPN brasileira em seu smartphone para normalizar a conexão.

O serviço também está disponível em computadores, televisões inteligentes, tablets e alguns consoles de videogame, e apresenta conteúdo licenciado de outras produtoras no Brasil além dos títulos originais do catálogo da emissora.

Televisão ao vivo pela internet – IPTV

Outra maneira de assistir TV pelo celular e em qualquer lugar. A internet moderna possui alta largura de banda e capacidade de suporte para muitos protocolos distintos. É por isso que tecnologias como a VoIP para videoconferências são comuns atualmente. E a televisão não fica de fora, o protocolo IPTV permite que uma transmissão ao vivo de canais de TV seja recebida através da internet.

Para usar a IPTV no celular é preciso instalar um aplicativo compatível com o protocolo, como o Kodi, IPTV Pro, IPTV Lite, entre outras alternativas disponíveis na loja Google Play do Android e App Store no iPhone. Depois da instalação do aplicativo, é necessário fornecer uma “lista IPTV” para habilitar seu funcionamento.

Diversos canais oferecem listas IPTV gratuitas, baseadas em propagandas, enquanto outros oferecem listas pagas. Na internet e em sites de venda é possível comparar diversas listas IPTV para encontrar o melhor custo benefício entre o conteúdo desejado e a qualidade da transmissão.

Home video em qualquer lugar

Desde o lançamento de filmes em fitas VHS, o Brasil tem sido um dos maiores consumidores do mercado de home video: o lançamento de filmes e séries para compra ou aluguel residencial. Boxes de séries famosas como Friends em DVD fazem sucesso no país, e diversas pessoas já possuem uma ampla coleção de títulos para maratonar.

Se você deseja carregar todo esse conteúdo em qualquer lugar, dois empecilhos podem aparecer: a mídia física (como um Blu-Ray ou DVD) não é prática de ser carregada podendo ser danificada e ocupando grande volume, enquanto o armazenamento digital do conteúdo encheria a memória do smartphone. A solução é simples: criar uma biblioteca de streaming semelhante ao Netflix, porém, populada com seu próprio conteúdo.

O primeiro passo nessa jornada é obter seu conteúdo em formato digital: CDs, DVDs e Blu-Rays podem ser digitalizados usando o computador através do uso de programas de ripagem. Muitas plataformas também oferecem a compra e download digital de sua programação, permitindo que o usuário faça o download diretamente do conteúdo.

Independentemente da fonte, uma vez que temos nossos arquivos de vídeo ou música em mãos, podemos usar um programa de streaming pessoal como o Plex, Stremio, Emby ou Mezzmo em nossa máquina. O programa irá reconhecer automaticamente todo o conteúdo e buscar arte de capa, sinopse, avaliações, episódios conhecidos, legendas, rastrear o progresso, e organizar tudo de forma inteligente.

Depois basta instalar o aplicativo do serviço em nosso smartphone que, de forma automática, teremos acesso à biblioteca através do streaming em tempo real. O programa ajusta a qualidade de imagem em função de nossa conexão com a internet, economizando o 3G, e não consome o armazenamento do aparelho.

Agora você já sabe como assistir à programação ao vivo da Rede Globo, acompanhar seus canais favoritos pela internet, e até mesmo carregar toda a coleção de filmes e séries consigo no bolso. Com tudo isso, é impossível ficar no tédio, e finalmente podemos terminar de assistir nossas séries favoritas ao longo do dia. Confira também: fechar aplicativos no celular vai economizar bateria?