Cineasta afegã afirma que Talibã quer banir arte do país

Grupo terrorista tomou o poder no Afeganistão

0
Cineasta afegã escreve carta aberta sobre tomada do poder de Talibãs

Sahraa Karimi, cineasta afegã, fez um apelo ao mundo escrevendo uma carta aberta como pedido de socorro para as artistas mulheres em seu país.

Após a saída das tropas americanas do país, que cercaram o país desde do ataque de 11 de setembro ao World Trade Center, o grupo retornou com força nesse fim de semana, assumindo o poder em Cabul, capital do Afeganistão.

No entanto, dessa vez, o grupo terrorista vem com uma mensagem mais suave: “A vida, a propriedade e a honra não serão prejudicadas“.

Segundo a cineasta de “Hava, Maryam Ayesha”,um dos filmes indicados no Festival de Veneza em 2019, o grupo terrorista Talibã, impedem o envolvimento de mulheres na área artística e retira os direitos básicos, como ensino.

[Os Talibãs] vão retirar os direitos das mulheres, que serão empurradas para as sombras das nossas casas e das nossas vozes, a nossa expressão será abafada no silêncio. Quando os Talibãs estavam no poder, nenhuma menina frequentava a escola. Desde então, existem mais de 9 milhões de meninas afegãs em escolas. Nestas poucas semanas, os Talibãs já destruíram muitas dessas escolas e 2 milhões de meninas são forçadas a abandoná-las novamente ”, disse Karimi.

Além disso, Karimi demostra temor de que se o Talibã controlar novamente o país, tirando a liberdade do trabalho artístico, que foi construído durante o governo pacífico entre o Afeganistão e a tropa americana.

Tudo o que trabalhei tanto para construir como cineasta no meu país corre o risco de cair. Se os Talibãs assumirem o controle, eles banirão toda a arte. Eu e outros cineastas podemos ser os próximos na sua lista de alvos ”, disse Karimi, que também é chefe da agência estatal Afghan Film, num outro vídeo publicado nas redes sociais.

Fuga

Após a tomada do poder, muitos afegãs estão indo em direção as fronteiras, além de lotarem os aeroportos tentando fugir do país tomado pelos Talibaneses.